Ser uma blogueira e digital influencer é o sonho de muitas meninas e mulheres brasileiras. E este sonho pode ser possível, desde que conheça bem o mercado, entenda que ser blogueira é uma profissão como qualquer outra e que exige dedicação. Como ser blogueira é uma das perguntas mais frequentes que o meu público me faz e hoje tenho a intenção de dividir um pouco dos meus conhecimentos com vocês. Confira!

Conheça o segmento de marketing e conteúdo digital

Trabalhar com produção de conteúdo digital e marketing para este meio é uma atividade muito recente. Há uns 10 anos, até já tinham ações marketing de conteúdo e estratégias digitais, mas nem de longe eram como as de agora. O meio digital muda muito rápido.

blogueira_Paty Scaringella

E por mais que muitas pessoas achem que o mundo das blogueiras e youtubers esteja saturado, o segmento deve crescer significativamente nos próximos anos e novas características devem surgir. Então, o primeiro passo é conhecer tudo sobre blogs, meio digital, redes sociais, produção de conteúdo e outros assuntos que têm a ver com o trabalho de blogueira.

E não é só isso: é preciso acompanhar as tendências do mercado, pois o meio muda muito rápido. Busque livros sobre marketing digital, continue visitando a nossa coluna Quero ser blogueira (com dicas todas as semanas), entre em contato com outras profissionais da área e conheça tudo sobre a rotina desta profissão.

Capacite-se sempre!

Você sabe o que separa uma blogueira de sucesso do resto da blogosfera? Capacitação! Até as blogueiras e youtubers mais famosas não deixam de se capacitar, de se formarem e adquirirem conhecimentos. Faz melhor aquela que sabe fazer – nunca se esqueça disso.

blogueira_Paty Scaringella

Desta forma, para começar a ser uma blogueira de sucesso, após a sua pesquisa sobre o mercado e a rotina de produção de conteúdo e marketing digital, faça uma lista de todas as habilidades de competências que uma blogueira de sucesso tem que ter. Por exemplo:

– Conhecimentos sobre design web e estrutura de blog – como é o caso, por exemplo, do WordPress – se optar por esta plataforma para o seu blog, é preciso conhecer tudo sobre a plataforma, mesmo que você não seja web designer.

– Saber escrever bem.

– Saber editar vídeos e imagens.

– Conhecer bem o segmento que será tema do blog.

– Conhecer ferramentas de métrica.

– Conhecer recursos de divulgação e monetarização.

– Saber usar todas as ferramentas das diferentes redes sociais.

– E por aí vai…

Depois de reconhecer quais as competências e conhecimentos necessários para ser uma blogueira, avalie o que você já tem (suas fortalezas) e o que é preciso adquirir (suas fraquezas) para fazer um trabalho excelente. Sempre tem algo novo a aprender!

Segmente o seu projeto digital

Não tem como ser uma blogueira de sucesso sem segmentar o seu projeto. Primeiramente, encare o blog como um projeto e deposite nele muita paixão e amor pelo trabalho. E antes de colocar a mão na massa, segmente o seu blog. O que isso significa? É preciso que ele seja o mais específico possível. Por exemplo, se quer escrever sobre algo do universo feminino, qual o assunto deste universo que poderia ser o tema central do blog? Esmaltes? Moda? Maquiagem? Você pode, sim, ter outros temas periféricos – veja que no meu próprio blog falo sobre uma infinidade de assuntos, mas o tema central é moda e estilo.

O segmento do seu blog tem relação direta com seu público-alvo. E público-alvo não são apenas os leitores do seu conteúdo, mas também as marcas que terão interesse em divulgar através do seu blog.

blogueira_Paty Scaringella

Quanto mais segmentado o seu blog for, mais resultados ele terá e em menos tempo. Será mais fácil para trabalhar com as pautas de assuntos, com os anúncios e programas de afiliados (caso necessário) e principalmente com as marcas de produtos e serviços que queiram anunciar no seu blog e até mesmo com as assessorias de imprensa. Pense bem na temática do seu projeto!

Crie um planejamento de negócio para o seu site

Uma vez identificado o segmento do seu blog, é hora de fazer um plano de negócios – sim, pense o seu blog como um negócio digital. É importante saber o segmento de atuação, quais os recursos necessários para começar (hospedagem, domínio, banco de imagens, câmera, computados (quais as configurações necessárias?), etc.), quem será o seu público-alvo, quais as redes sociais que irá utilizar, qual o cronograma de postagens, quem são seus “concorrentes”, quem são seus fornecedores, quais as suas metas em curto, médio e longo prazo, qual o seu capital inicial, e outros dados relativos ao seu blog. Para ajudar, você pode adaptar ao blog o plano de negócios do Sebrae – veja neste link.

Este é um documento essencial para criar estratégias para o seu blog. Afinal, só chega ao destino aquele que sabe para onde quer ir. A partir domplano de negócios, você pode ainda criar seu mídia kit – veja aqui como criei o mídia kit do meu blog.

Dedique-se como blogueira!

Quantas horas semanais você está disposta a dedicar ao seu blog? Lembre-se que no começo o projeto exigirá muito trabalho e é interessante reservar todos os dias um momento de dedicação. Se é o seu projeto único (se não tem outros trabalhos), é interessante trabalhar no blog em tempo integral. Do contrário, reserve de uma a duas horas todos os dias para deixar o seu blog mais bonito e atualizado.

Quanto às postagens, é sempre importante ter uma linha editorial semanal – um cronograma sobre o que será publicado no período. Você pode ainda criar todo o conteúdo e deixar agendado para os horários e dias que definir. É importante ainda integrar todas as redes sociais ao seu blog para ter um alcance maior. Usar diferentes mídias atingirá um público maior – vídeos, imagens, podcasts, formulários, enquetes, etc.

Senso de excelência

Sabe aquele blog perfeito que você viu outro dia, aquele blog lindíssimo, que é a sua referência de sucesso? Foque em fazer ainda melhor. Quando você é um blogueira que quer se superar sempre e fazer sempre o seu melhor, isso irá se refletir no seu blog. Busque sempre as alternativas para ter o melhor blog possível e foque em qualidade e excelência, pois as marcas querem anunciar nos blogs mais bonitos e profissionais, aqueles que têm condições de levar a marca adiante. Pense ninsso!

DESTAQUE: Não deixe de conferir a última matéria da coluna Quero ser Blogueira neste link.

Veja também: NOIVAS 2017 – VAI CASAR? VEJA AS TENDÊNCIAS PARA VESTIDOS!

Gostou da matéria? Já tem o seu planejamento do blog para se tornar uma blogueira de sucesso? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here