O termo blogueira refere-se a uma das profissões mais novas da atualidade, mas também um hobbie muito divertido e uma forma de alcançar uma renda extra. Temos muitos exemplos de blogueiras bem sucedidas, seja no Brasil ou em outros países, que ditam tendências em todos os segmentos e que lançam conteúdos informativos e úteis ao seu público. E é assim que os blogs ganharam terreno e deixaram outros meios de comunicação para trás em muitos sentidos – para muitos, é mais fácil se entreter e se informar pelos blogs, pelas redes sociais e pelo Youtube do que pela televisão ou pelo rádio, por exemplo.

Você sabia que mais de 50% dos brasileiros utiliza a internet como meio de se informar, realizar atividades (trabalhar, comprar produtos, interagir com outras pessoas e marcas, se entreter, etc.) e que gasta até 650 horas mensais e 1/3 do dia navegando pela rede? E quem ajuda a criar conteúdo relevante para estas pessoas são os blogueiros e blogueiras. Além disso, muitos são digital influencer e ajudam o público lançando tendências e referências de consumo, de comportamento e de formação de opinião nos meios digitais.

blogueira

Atendendo a pedidos, decidi criar uma coluna semanal com dicas para quem quer ser blogueira ou até mesmo viver de blog. E este é o primeiro artigo de uma série completa de dicas e oportunidades para você criar o seu blog, e quem sabe, ter uma profissão de sucesso e visibilidade criando conteúdo para um segmento, e também, gerando renda com esta atividade. Conheça agora 10 dicas fantásticas para quem quer ser uma blogueira de sucesso ou digital influencer!

1) Faça um planejamento estratégico

Tudo começa com um planejamento bem realista – fique ligada aqui no blog que em breve lançaremos um checklist completo para você fazer o seu planejamento de blog para ter os melhores resultados. Neste planejamento, o primeiro passo é definir o nicho do seu blog – segmentar é muito importante. Sobre o que será o seu blog? Beleza? Games? Life style? Culinária? Turismo e viagens? Defina a ideia central do seu blog e outros temas periféricos (quem podem se tornar categorias).

Não tente abraçar todos os temas, pois será mais difícil de conquistar o público. Por exemplo, se o seu blog é de maquiagem e beleza, não tem nada a ver falar sobre games, pois isso fará com que o seu público se divida ou deixe de se interessar pelo conteúdo.

O planejamento deve conter informações sobre o público-alvo (quem serão os usuários que buscarão informações em seu blog? Qual a faixa etária? Qual o gênero?). Monde uma persona – um arquétipo de usuário do seu blog com todas as características e comportamentos. Isso permitirá escolher as médias e a linguagem mais adequada para se comunicar.

Complete o seu planejamento definindo também os tipos de mídias que irá usar para atingir o público, o tempo de dedicação diário ou semanal, quais ferramentas ou conhecimentos precisa para trabalhar (domínio, hospedagem, rede de internet, dispositivos, etc.), quem são seus fornecedores, que empresas e pessoas gostariam de investir em seu blog ou mesmo anunciar, quem são os outros blogueiros do seu segmento, qual o orçamento disponível para começar, etc. Crie metas para curto, médio e longo prazos. Faça ainda um planejamento de tempo e organize o seu cantinho de trabalho – com a tecnologia, nunca foi tão fácil e legal trabalhar de casa!

2) Tenha consistência e frequência

Não adianta criar um blog e fazer um post por mês ou só quando dá na telha. Também não dá para usar todo tipo de linguagem. Foque em um padrão de comunicação para o seu blog, pois assim os seus seguidores e interessados terão maior empatia por seu projeto. Mantenha sempre este padrão. Já quanto à frequência, estabeleça uma rotina de publicações (todos os dias, em dias intercalados, etc.) e de horários para fazer a diferença nos mecanismos dos sites de busca e ranqueamento, e mesmo com o seu público. Pesquise muito as suas pautas e seja sempre original.

3) Conheça as ferramentas de blog

Aprenda tudo sobre blog e marketing digital! Há no mercado ferramentas e técnicas muito importantes que fazem toda a diferença na hora dos resultados – plataformas de blog, gerenciadores de redes sociais, editores de texto, imagens e vídeos, recursos de otimização (SEO), etc. Faça uma lista dos recursos mais legais que vai utilizar em seu trabalho.

4) Tenha uma referência de sucesso

Sabe aquela blogueira super descolada e bem sucedida que escreve e publica tudo o que você gosta de ler? Tenha-a como uma referência de sucesso! Cerque-se de inspirações e pessoas que para você são exemplos, pois assim saberá onde quer chegar.

5) Tenha metas!

Desde o começo do seu blog, tenha metas definidas – de curto, médio e longo prazo. Muitas blogueiras desistem de seus projetos no meio do caminho, pois não conseguem atingir resultados satisfatórios. E a principal causa disso é a falta de definição de metas. Você só pode chegar ao sucesso se souber o que é sucesso para você. Só pode ter um caminho a percorrer se souber aonde quer chegar.

blogueira

6) Crie um media kit

É importante pensar em como gerar renda com o seu blog. Além de um conteúdo excelente (que é a alma do blog – falaremos nisso nas próximas postagens desta série!), é importante apresentar uma proposta ou um “currículo” do seu projeto, para que empresas, marcas e pessoas invistam em publicações em seu blog. Quer saber como fiz o meu média kit do blog Paty Scaringella? Clique aqui!

7) Trabalhe com diferentes mídias

As pessoas são diferentes. Desta forma, gostam de adquirir conteúdo por meios diferentes. Há quem prefira ler textos. Outros preferem ver vídeos (é a mídia de maior abrangência). Outros gostam de textos com imagens. Desta forma, para atingir um público maior e diferenciado, invista sistematicamente em diferentes mídias de comunicação.

8) Veja o blog com um projeto integrado

Outra coisa muito importante é trabalhar, além de diferentes mídias, com distintos meios digitais – blog integrado às redes sociais, por exemplo, é essencial para o seu crescimento. Crie perfis em diferentes redes sociais e integre-as com o seu blog. Crie postagens de modo sistêmico com estes recursos.

blogueira

9) Tenha foco no networking

Faça amizades e contatos com outros blogueiros que admira. Troque informações. Procure saber quais as agências, assessorias de imprensa e marcas que investem no seu nicho. Participe de eventos e jamais perca uma oportunidade de falar sobre o seu projeto para as pessoas certas!

10) Invista em marketing digital

Procure saber tudo sobre estratégias de marketing digital e produção de conteúdo. Há milhares de táticas e recursos que podem fazer com que o seu blog se expanda e tenha visibilidade em pouco tempo. Leia livros, faça treinamentos on-line e tudo o que puder para investir estes conhecimentos em seu blog. Há muitas informações sobre o assunto na internet – busque referências confiáveis.

Veja também:

Gostou da matéria? Você tem dúvidas sobre como ser blogueira? Deixe o seu comentário a seguir!

1 comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here