Em tempos de crise e instabilidade política, com desemprego a 16%, é comum as mulheres brasileiras ficarem apreensivas quanto à vida profissional. Na verdade, a carreira é uma preocupação constante de todas as pessoas. Mas algumas atitudes podem fazer a diferença na hora de dar um upgrade em sua carreira, seja aproveitando a tecnologia, descobrindo novas competências, realizando renda extra, empreendendo e buscando alternativas digitais. Veja mais a seguir!

1) Melhore a sua imagem pessoal

Imagem pessoal é aquela que você tem de si mesmo; é o que expressa quem você é para o mundo. Muitas pessoas passam a ideia errada sobre quem são fazendo escolhas pouco favoráveis. Imagem pessoal tem a ver com a auto estima, mas não está exclusivamente ligada à aparência. Tem a ver com gestos e expressões corporais, a forma como você fala, o que você fala, as suas preferências e tudo mais.

Tem a ver também como se comporta e como se veste. O primeiro passo para dar um upgrade na sua carreira é fazer uma reflexão sobre quem você é e a ideia que está transmitindo. Não é preciso ter dinheiro para ter uma boa imagem, mas focar em boas escolhas e na sua originalidade. Isso se refletirá na sua expressão.

Se você é ou quer ser blogueira, a imagem pessoal é um ponto essencial da sua busca profissional diária. Afinal de contas, através da internet você se comunica com milhares de pessoas. Todas as profissões são impactadas pela boa imagem, mas certas carreiras trabalham diretamente com isso.

2) Invista em novas competências

Se a carreira anda meio parada, que tal buscar e desenvolver novas competências? As competências são características individuais e profissionais que uma pessoa tem para desempenhar determinadas atividades. Todas pessoas possuem competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da carreira. Que competências poderiam dar um upgrade na sua vida profissional? São exemplos: liderança, destreza em um determinado idioma, técnicas de produção de conteúdo, comunicação interpessoal, etc.

carreira

As competências podem ser aplicadas na vida profissional como um todo – inclusive em atividades de renda extra ou novas profissões que deseja desenvolver – como é o caso da carreira de digital influencer, por exemplo. As carreiras digitais exigem várias competências que estão relacionadas a este meio, mas muitas não têm a ver com tecnologia.

Como esta coluna é voltada para pessoas que são blogueiras ou digital influencers, e como as dúvidas sobre desenvolver carreira digital são as mais frequências do público do blog, vamos nos focar em competências de carreiras digitais. Falo sobre todas as competências de quem quer se tornar blogueira no meu e-book Manual da Blogueira de Sucesso, que está disponível neste link. Corra lá e confira!

3) Empreenda!

É preciso ser um empreendedor na vida pessoal e na carreira, para depois partir para um negócio próprio, se este é o seu objetivo. Empreender significa buscar novas soluções para si, para as outras pessoas e para o mercado como um todo. É contribuir com diferenciação – não fazer mais do mesmo, mas trazer novos conceitos e ideias que possam ser aplicáveis em diferentes contextos.

No segmento de blogs e redes sociais, por exemplo, uma blogueira de sucesso que é empreendedora busca trazer uma nova linguagem, sem copiar de outros blogs. Procura desenvolver um conteúdo diferente, em segmentos pouco explorados. Nas carreiras e no mercado de trabalho, se destaca aquele profissional que busca apresentar soluções e trabalhos genuínos, de relevância, com valor empregado, e apresentar o ainda nem sequer é uma tendência.

4) Conheça novas carreiras e funções

Se você está emperrada em sua carreira, que tal explorar novas habilidades, funções e até atividades extras em carreiras digitais? Elas podem ser exclusivas ou uma atividade complementar no seu orçamento. O meio digital tenderá a se expandir ainda mais nos próximos anos e vários profissionais estão ligados às atividades que ocorrem no meio digital: blogueiros, fotógrafos, desenvolvedores de conteúdo, consultores, influenciadores digitais, assessorias, designers gráficos, web designers, especialistas em marketing, etc. Conheça estas possibilidades e saiba mais sobre o que é ser blogueira neste link.

5) Use a tecnologia ao seu favor da carreira

Para qualquer profissional, usar a tecnologia em favor do desenvolvimento da carreira é essencial. Vivemos em um mundo amplamente digitalizado e isso impacta a vida profissional. Explore as redes sociais próprias para carreiras, como é o caso do LinkedIn. Cadastre o seu currículo em plataformas seguras de empregos e carreiras.

carreira

Crie uma versão digital moderna do seu currículo. Esteja cadastrado em sites de busca inteligentes que mandam alertas de empregos e oportunidades para o seu e-mail ou SMS. Faça cursos on-line que possam agregar valor à sua carreira.

Se a intenção é ser blogueira, aprenda tudo sobre todas as tecnologias que envolvem o seu trabalho – como edição de imagens e vídeos, gerenciamento de redes sociais e suas ferramentas, planner, etc.

Veja também: QUERO SER BLOGUEIRA – POR ONDE COMEÇAR? SAIBA MAIS!

Gostou das dicas de carreira? Deixe um comentário a seguir e compartilhe a matéria em suas redes sociais!

RECEBA NOSSOS NOVOS ARTIGOS POR EMAIL

ASSINE AGORA

Name *

Email *

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here