Em tempos de instabilidade econômica e política, é preciso se preparar para realizar os sonhos. Isso porque todo sonho tem um preço e a vida financeira, assim como outros âmbitos da vida, requer cuidados. As finanças pessoais exigem manutenção e atenção por parte de qualquer pessoa.

E quando temos um sonho ou objetivo a realizar, além da rotina financeira, é preciso planejamento e a atitude certa para dar conta deste propósito. Veja a seguir algumas dicas de finanças pessoais e tire os seus sonhos do papel.

1) Defina o seu propósito

O primeiro passo é definir o que deseja fazer. Qual o seu objetivo? Que sonho deseja realizar? Há a sua rotina financeira (suas receitas e gastos) e os custos com o seu sonho. Ao definir um sonho, as suas finanças pessoais devem estar alinhadas e incluir este propósito. Você deve saber quais são os seus gastos (como as contas fixas, por exemplo) e investimentos (reservas, aposentadoria, etc.) para colocar em pauta o planejamento do seu sonho, sem tirar de outras contas o que será preciso para realizá-lo.

finanças pessoais

Ao definir um propósito, faça um planejamento: o que será feito, quanto custa, como será possível pagar sem comprometer as suas finanças pessoais, quais os recursos irá utilizar, qual a data em que irá acontecer, etc. Faça uma pesquisa profunda e crie um planejamento para o seu sonho. Depois, integre este investimento às demais contas que possua.

Falta de dinheiro, ser caro, falta de tempo são algumas desculpas que podem comprometer as suas conquistas. O tempo você pode organizar e o valor do sonho pode ser conquistado aos poucos mês a mês ou até mesmo com uma renda extra. Organize-se e deixe as desculpas de lado!

2) Organize as suas contas e rendas

Para realizar um sonho e alinhá-lo com as suas finanças pessoais, é preciso saber o quanto custa. Deve ainda saber quais as suas rendas (fixas e extras) e quais os seus gastos (fixos e extras de cada mês), bem como os seus investimentos. Vamos falar especificamente das finanças pessoais mensais em outro post. Mas ao saber o que você tem, o que gasta e o que investe no futuro, saberá o que precisa conquistar mensalmente para garantir o seu sonho.

Às vezes, é possível enxugar as contas para sobrar uma quantia que seja destinada ao seu sonho. Às vezes, é preciso ter uma renda extra ou até trocar de emprego. Mas é importante fazer um diagnóstico da situação para saber o que deve fazer. A sugestão é organizar as suas finanças pessoais em uma planilha ou aplicativo, se ainda não faz isso.

3) Aprenda mais sobre finanças pessoais

Finanças pessoais deve ser uma preocupação constante em termos de estudo. A economia muda, assim como os investimentos e tipos de oportunidades.

finanças pessoais

A dica é aprender mais e mais sobre as suas finanças. A boa notícia é que você já está fazendo isso lendo este artigo neste momento. Faça cursos, adquira livros ou pesquise com especialistas sobre diferentes assuntos na internet.

4) Defina o seu caminho

Agora que você já sabe qual o seu sonho, como estão as suas finanças e quais são as suas possibilidades, crie um plano com tudo o que precisa fazer, definindo um caminho realista para conquistar o seu sonho – que pode ser uma faculdade, um carro novo, uma casa, etc. Coloque prazos em cada etapa para não perder o foco. Defina quem pode lhe ajudar com isso: financiamento bancário, um aumento de salário junto ao seu chefe, um novo público para a sua renda extra, um novo produto na sua empresa, etc.

5) Comprometa-se!

Todos os que realizaram um sonho têm algo em comum: o comprometimento. Se o sonho que deseja realizar é muito forte, comprometa-se a conquistá-lo a qualquer custo.

Veja também:10 DICAS FANTÁSTICAS PARA QUEM QUER SER UMA BLOGUEIRA DE SUCESSO

O que achou das dicas de finanças pessoais? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas dicas também nas suas redes sociais. Siga-me no Instagram!

RECEBA NOSSOS NOVOS ARTIGOS POR EMAIL

ASSINE AGORA

Name *

Email *

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here