Quem nunca errou ao tratar ou colorir os fios e ficou com o cabelo destruído? Pode acontecer com qualquer pessoa. Luzes ou tintura mal feita, falta de cuidados periódicos um produto que não foi tão bom assim. Há várias situações que colocam o seu cabelo em risco.

Mas há para cada situação uma saída para salvar o seu cabelo destruído. Selecionei 5 dicas especiais que recuperam todo o tipo de cabelo para diferentes problemas. Confira!

1) Cabelo destruído por química

Este caso talvez seja o mais comum e o mais desesperador para as mulheres. Um tratamento que reagiu mal, foi mal feito ou em que se utilizou produtos de qualidade duvidosa em seu cabelo pode colocá-lo em risco. O corte é a solução mais definitiva, mas não é a única.

Tratamentos luzes, alisamentos, progressivas, descoloração, mechas californianas, escova definitiva são os tratamentos que mais dão problemas. Por exemplo, se você fizer mechas e luzes em um cabelo já danificado, é muito provável que ele ficará seco, emborrachado ou irá se romper. Deixe de lado outras químicas por enquanto.

cabelo destruído

Mas nem sempre é preciso cortar. Ainda mais se a fibra está se rompendo em uma região muito próxima ao couro cabeludo. O primeiro passo é deixar de lado definitivamente o secador e a chapinha, pois o calor excessivo e o atrito irão estragar ainda mais os seus cabelos.

O segundo passo é mudar o seu xampu, condicionador e outros produtos para um que seja mais suave e livre e ativos tóxicos. Produtos para reconstrução são essenciais – leia atentamente a forma de usar. Alguns devem ser utilizados a cada 15 dias; outros são de uso diário.

Recorra a um profissional. O tratamento neste caso é a cauterização ou reconstrução dos fios, que sela a fibra. A hidratação deve também ser uma saída para recuperar os cabelos danificados. Faça estes tratamentos sempre no salão.

2) Cabelo destruído por causas fisiológicas

Problemas hormonais, estresse, alimentação inadequada e falta de vitaminas estão entre os principais problemas fisiológicos que podem deixar o seu cabelo destruído. Primeiramente, procure um dermatologista especialista em cabelos. Ele poderá fazer uma avaliação e pedir exames para saber quais as causas do enfraquecimento do seu cabelo.

Suplementos a base de biotina, Pantotenato de cálcio, Dl- Alpha Tocopheryl Acetato, Dl-Metionina, Extracto de Millet Seco, L, L-Cistina, Piridoxina e Riboflavina são os melhores para restaurar cabelos e unhas. Eles farão com que os fios cresçam mais fortes (não mais rápido).

cabelo destruído

A alimentação é essencial para recuperar o seu cabelo de dentro para fora. Favoreça a sua alimentação diária com proteínas saudáveis (carne vermelha, carne branca e ovos), que são alimentos ricos em biotina. Priorize os alimentos ricos em Ômega 3 (peixes de águas frias, nozes e semente de linhaça, por exemplo), pois trata-se de um importante antioxidante e anti-inflamatório natural – você pode ainda consumir em cápsulas. Não se esqueça dos alimentos ricos em vitamina A e C, ricos em ferro e magnésio, que também impactam na saúde dos fios.

3) Cabelo destruído pelo calor

O cabelo pode ser destruído pelo calor excessivo do uso de secador, chapinha ou baby liss. Neste caso, deixe os aparelhos um pouco de lado e procure opções mais naturais de secagem e finalização.

cabelo destruído

Se for utilizá-los, utilize sempre um produto de proteção térmica – há no mercado para todos os tipos de cabelo. Jamais utilize óleos antes de aquecer os fios. Faça um cronograma capilar que priorize a hidratação com produtos de qualidade.

4) Cabelo destruído pela lavagem

O xampu e o condicionador correto fazem toda a diferença no seu cabelo. Procure compreender o rótulo dos produtos. Há muitos ativos que fazem muito mal para os fios e para a sua saúde (e eles são muito comuns): sulfatos, parabenos, chumbo, triclosan, fragrâncias, entre outros. Opte pelo pela prática do no poo, com opções alternativas ao xampu, se preferir, ou produtos naturais.

cabelo destruído

5) Cabelo destruído pela escova

Você sabe qual o pente ou escova certa para você? Pesquise as várias opções conforme o seu tipo de cabelo. Opte por escovas com materiais naturais, que dão menos frizz. Se tiver muito volume ou cabelos finos e difíceis de pentear, desembarace ainda embaixo do chuveiro. Os leave-in são produtos bons para usar para proteger os fios na hora de pentear o cabelo molhado. Segure a base dos fios na hora de desembaraçar para não puxá-los e rompê-los.

Veja também: 5 MELHORES TRATAMENTOS DE BELEZA PARA FAZER NO INVERNO

Gostou das dicas sobre como salvar o seu cabelo destruído? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

RECEBA NOSSOS NOVOS ARTIGOS POR EMAIL

ASSINE AGORA

Name *

Email *

1 comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here