E como vai a sua relação com os seus cabelos? A dica de hoje é turbinar e recriar o seu cronograma capilar 2019, para ter cabelos mais bonitos a cada dia. O cronograma capilar não é uma novidade.

Trata-se de uma rotina de cuidados com os cabelos com quatro fases básicas: limpeza, hidratação, nutrição e reconstrução. A ideia é garantir semanalmente uma solução para os cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de calor, procedimentos químicos, etc. A matéria de hoje traz dicas para otimizar o seu cronograma capilar.

Passo a passo do cronograma capilar 2019

Cada pessoa deve personalizar o seu cronograma capilar 2019 conforme as suas necessidades. Para saber o que o seu cabelo precisa, comece analisando a sua forma atual – tipo de cabelo, aspectos gerais, etc. Avalie também o seu comportamento: dormir pouco/muito, alimentação adequada/inadequada, consumo de água, fatores hormonais, etc. Tudo isso influi na saúde dos fios.

cronograma capilar 2019

Avalie com o teste de porosidade (colocando um fio em um copo de água) o que o seu cabelo precisa – se boiar, ele precisa de hidratação; se ficar no meio do copo, ele precisa de nutrição; se afundar, ele precisa de reconstrução.

Veja a seguir as etapas necessárias do cronograma capilar 2019 e algumas dicas para potencializar os seus efeitos!

Limpeza dos cabelos

A limpeza dos fios nem está na tabela, pois é um cuidado básico e mais frequente. Qual a necessidade de lavagem dos seus fios? Especialistas indicam lavar no verão os cabelos em dias intercalados ou até duas vezes por semana, mas isso vai muito da necessidade de cada pessoa, do modo como ela lava os fios e do tipo de cabelo que possui.

A dica para turbinar esta fase do seu cronograma capilar 2019 é usar xampus neutros para a limpeza básica, o mais naturais possível. Para limpezas profundas, use o produto específico, mas no dia a dia, opte por xampus e condicionadores orgânicos. O xampu vai da raiz para as pontas. E o condicionador após 4 dedos da raiz. Xampus hidratantes também são indicados.

Hidratação durante todo o verão (e sempre!)

Fora a limpeza, a hidratação é a fase mais recorrente do cronograma capilar. Cada tipo de cabelo exige produtos de hidratação específicos. A ideia é repor água aos fios, para que tenham mais vida e sejam mais resistentes. A dica é usar produtos que contenham em sua fórmula D-Pantenol, manteiga ou azeite de oliva, aminoácidos funcionais, babosa e outros componentes. Ter uma alimentação adequada e consumir bastante água é fundamental.

Nutrição

Nutrição refere-se a repor lipídios (gordura) e outros componente nutritivos aos fios. Há muitas formas de realizar a nutrição dos fios, seja por produtos específicos, pelo processo de umectação (óleos) ou pela alimentação adequada. Há ótimas máscaras de nutrição no mercado, mas você pode optar ainda por umectar o seu cabelo com óleo de coco (e outros óleos vegetais). Veja:

  • Óleo de Rícino: Fortalece e auxilia no combate à queda por quebra;
  • Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
  • Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;
  • Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
  • Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;
  • Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;
  • Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

Reconstrução

Cabelos que quebram com facilidade, despontados, finos demais e porosos, que passaram por desgastes, são os que mais necessitam de reconstrução. É a etapa mais potente do cronograma capilar 2019 e muitas vezes deve ser feita no salão. A ideia é repor massa capilar, repor queratina aos fios (que é 90% da massa do cabelo) de forma cautelosa. Há ainda a reposição de outros componentes, como cisteína, arginina, colágeno, etc. Deve ser feito a cada 15 dias ou a cada mês, dependendo da necessidade, para não sobrecarregar os fios.

Veja também: CARREIRA DIGITAL – 5 DICAS PARA COMEÇAR 2019 COM SUCESSO

Gostou das novidades sobre cronograma capilar 2019? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas tendências em suas redes sociais! Siga-me no Instagram!

RECEBA NOSSOS NOVOS ARTIGOS POR EMAIL

ASSINE AGORA

Name *

Email *

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here